Postado em: Atualizado em:

A terceira parte da pesquisa, constituída pelo presente capítulo, destinar-se-á a uma apresentação da Identidade Organizacional (IO), com foco na sua conceituação, na demonstração da conexão existente en­tre identidade e DO, assim como na apresentação de cada componente da identidade, nomeadamente o negócio, a missão, os valores, a visão e a arquitetura estratégica, tendo a PMMG como supedâneo exemplificativo. 3.1 A identidade organizacional No âmbito das ciências gerenciais, a IO pode ser conhecida por uma diversidade de termos, como teoria do negócio, intenção estratégica, foco estratégico, propósito, macro-objetivo, premissa estratégica, escopo e identidade corporativa, dentre outros (Fahey e Randall, 1999; Drucker, 1995; Tweed, 1998; Fernandes, 2017; Fischmann e Almeida, 1991; Vas­concelos Filho e Pagnoncelli, 2001). Já numa abordagem sociológica, a IO[1]  é construída pela interação social entre os indivíduos, o grupo, as relações de trabalho e a organização (Machado e Kopittke, 2002). Apesar de o termo “identidade corporativa” ser amplamente uti­lizado para expressar a IO, sobretudo no âmbito empresarial, Machado e Kopittke (2002, p. 8) estabelecem uma diferença quando revelam que “a identidade corporativa utiliza-se de formas visuais e a identidade orga­nizacional é formulada e expressa por meio da palavra, a primeira tem um foco na externalidade e nas percepções […]

Para visualizar nossos conteúdos na íntegra, você precisa ASSINAR O CJPOL.

Se você já é assinante, faça login aqui.