Introdução
Durante uma abordagem policial, um gesto aparentemente simples pode mudar completamente o rumo de uma ocorrência. É o caso da clássica situação em que o abordado, ao ver a viatura ou receber ordens da polícia, leva a mão à cintura. Esse movimento, que pode ter motivos banais, também pode sinalizar o início de uma agressão armada contra os policiais. Como agir?
A dúvida é legítima e dramática: o policial pode disparar? Está protegido juridicamente? E se o suspeito não estiver armado?
Este texto enfrenta essas questões sob três eixos: jurídico, neurocientífico e prático-operacional, explorando a figura da legítima defesa putativa, o erro de tipo essencial escusável, e destacando precedentes importantes da jurisprudência. A análise também considera a neurobiologia da tomada de decisão sob estresse, fundamental para compreender a realidade da atividade policial.
1. O gesto automatizado e a necessidade de cautela
É importante reconhecer que o ato de levar a mão à cintura é, muitas vezes, um comportamento automatizado, enraizado nos hábitos cotidianos. A pessoa pode estar pegando o celular, que acabou de vibrar no bolso; pode estar ajustando a calça ou alcançando um objeto inofensivo. Muitas vezes, sequer percebe o risco que esse gesto representa para quem está diante de uma arma.
Portanto, o policial deve ter extremo cuidado antes de disparar, pois o uso da força letal é irreversível. Nem toda mão à cintura autoriza o uso imediato da arma de fogo, e a análise do contexto é essencial: ordens dadas, local, hora, comportamento anterior, histórico da ocorrência, entre outros elementos.
Por outro lado, também é inadmissível exigir que o policial “pague para ver”. Entre o eventual saque da arma pelo infrator e o disparo, pode haver apenas um segundo. Esse único segundo define a vida do policial, a segurança de terceiros e a própria legalidade da ação policial.
É nesse dilema — entre a prudência e a sobrevivência — que se insere a figura da legítima defesa putativa e do erro de tipo essencial escusável.
2. O papel da neurociência na tomada de decisão sob risco
Situações de alto risco desencadeiam respostas fisiológicas intensas. Quando um policial percebe uma ameaça iminente, a amígdala cerebral assume o controle, priorizando reflexos de defesa instintiva, luta ou fuga, em detrimento da análise racional conduzida pelo córtex pré-frontal.
Esse “desligamento” do raciocínio analítico sob descarga de adrenalina e cortisol compromete a capacidade de ponderar com clareza. A visão se estreita, o tempo parece distorcido e o cérebro passa a agir por memórias condicionadas e sinais visuais imediatos. Isso explica por que até mesmo policiais experientes podem reagir a movimentos ambíguos com disparos, acreditando estarem sob ataque iminente.
Não é falta de treinamento! É a biologia humana reagindo à percepção de morte iminente.
3. Legítima defesa putativa e erro de tipo
Nos termos do art. 25 do Código Penal, é legítima a defesa contra agressão injusta, atual ou iminente, desde que com uso moderado dos meios disponíveis. Deve haver também o chamado animus defendendi. Já a legítima defesa putativa ocorre quando o agente imagina, por erro justificável, estar diante dessa agressão, e reage acreditando estar amparado por uma causa de exclusão da ilicitude.
Se o erro é escusável (justificável), o fato é atípico. Se evitável (injustificável), pode haver responsabilidade culposa, quando houver previsão legal (como no caso do homicídio culposo).
A seguir, decisões judiciais que reconhecem essa complexidade de percepção e confirmam o amparo jurídico à reação fundada em erro de boa-fé:
O réu, ao chegar em casa de madrugada, avistou um vulto e, acreditando estar sob ataque, atirou e matou o próprio irmão. Testemunhas confirmaram que ele vinha sendo ameaçado por terceiros, o que justificou seu erro de percepção.
TJPE – RSE nº 0001023-43.2012.8.17.0670, 2ª Turma da 1ª Câmara Regional de Caruaru, Rel. Des. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, j. em 26/02/2025.
Durante ação policial na madrugada, em meio à fumaça e baixa visibilidade após explosão de caixa eletrônico, um policial atirou contra um indivíduo que se aproximava, acreditando estar sob ataque iminente. O disparo foi fatal, mas a reação ocorreu em contexto de tensão extrema e risco presumido, confirmado por testemunhas. A vítima foi atingida de frente, o que reforçou a versão de confronto.
TJMG – Apelação Criminal nº 1.0702.13.053946-4/001, 1ª Câmara Criminal, Rel. Desª. Kárin Emmerich, j. em 28/03/2017, pub. em 07/04/2017.
O réu foi absolvido pelo Tribunal do Júri após matar um homem com quem mantinha desavenças e que, no momento do fato, teria feito menção de estar armado ao colocar a mão na cintura. A defesa sustentou legítima defesa putativa diante do histórico de ameaças e do gesto interpretado como ataque iminente. O Ministério Público recorreu alegando decisão contrária às provas, mas o tribunal entendeu que a versão da defesa tinha respaldo no conjunto probatório.
TJCE – Apelação Criminal nº 0025520-55.2011.8.06.0091, 1ª Câmara Criminal, Rel. Desª. Lira Ramos de Oliveira, j. em 24/09/2024, pub. em 25/09/2024.
Durante diligência policial para apurar tráfico de drogas, um adolescente correu ao avistar a viatura e fez menção de sacar um objeto da cintura. O policial, acreditando tratar-se de arma de fogo verdadeira, efetuou um disparo, causando lesão gravíssima (paraplegia). Após os fatos, constatou-se que o objeto era um simulacro. O Tribunal reconheceu legítima defesa putativa, pois o réu agiu sob erro justificável de percepção, e manteve a sentença absolutória.
TJSP – Apelação Criminal nº 0028470-66.2017.8.26.0577, 7ª Câmara de Direito Criminal, Rel. Des. Adilson Paukoski Simoni, j. em 23/09/2021.
Após ameaças feitas à sua mãe por cobradores de dívida conhecidos na região por agirem com violência, o réu foi ao local armado e, ao ver uma das vítimas colocar a mão na cintura, acreditou que elas estivessem armadas e prestes a atacá-lo. Efetuou disparos, que não atingiram as vítimas, e lançou uma pedra contra o veículo delas. A prova confirmou a falsa percepção do réu diante das circunstâncias, o que caracterizou erro de tipo essencial invencível. O Tribunal reconheceu legítima defesa putativa e manteve a absolvição sumária.
TJDFT – Apelação Criminal nº 0730841-87.2022.8.07.0003, 2ª Turma Criminal, Rel. Des. Jair Soares, j. em 10/08/2023.
Considerações finais
É certo que o uso da força letal deve ser a última alternativa, e os policiais precisam agir com cautela extrema. Mas também é certo que ninguém pode exigir que um policial, em uma situação de perigo real ou aparente, arrisque sua vida esperando confirmação absoluta da ameaça. No mundo real, isso pode significar morrer por hesitar.
O gesto de levar a mão à cintura pode ser inocente….. ou não. Tudo depende do contexto. Por isso, a legislação penal e a jurisprudência reconhecem a legítima defesa putativa e o erro escusável como formas legítimas de proteção jurídica à reação de quem, diante de um risco percebido como iminente, decide agir para salvar sua própria vida ou a de terceiros.
O Direito Penal não exige decisões perfeitas, mas sim ações justificáveis diante da realidade concreta, especialmente quando esta se dá em frações de segundo e sob risco extremo. Reconhecer isso não é tolerar abusos. É necessário garantir justiça e segurança jurídica a quem está na linha de frente.
