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O modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) prevê que o conhecimento tácito e o explícito não são entidades totalmente separadas, mas que são mutuamente complementares. Assim, o modelo dinâmico de criação do conhecimento está baseado no pressuposto de que o conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre o conhecimento tácito e explícito. No mesmo caminho, Choo (2003, p. 43) afirma que a criação do conhecimento organizacional é, portanto, “um processo que amplifica ‘de maneira organizacional’ o conhecimento criado pelos indivíduos e cristaliza-o como parte da rede de conhecimento da organização” […] “A base da criação do conhecimento organizacional é, portanto, a conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa”. Esta relação ocorre por meio de um processo de conversão do conhecimento. Esta conversão foi postulada como sendo possível através de quatro modos, descritos por Nonaka e Takeuchi (1997) como:   a) de conhecimento tácito em conhecimento tácito: socialização;b) de conhecimento tácito em conhecimento explícito: externalização;c) de conhecimento explícito em conhecimento explícito: combinação;d) de conhecimento explícito em conhecimento tácito: internalização.   O processo de conversão do conhecimento aparece da seguinte forma: No que diz respeito à socialização, os autores mencionados afirmam que […]

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