Introdução A Gestão por Processos é uma atividade relacionada à gestão da rotina na Instituição. Cabe, portanto, aos profissionais nos diversos níveis da hierarquia e atuando nas diversas áreas da instituição conhecer a metodologia de Gestão por Processos a fim de poder aplicá-la no intuito de contribuir para a melhoria contínua do serviços realizados. As organizações necessitam sempre buscar vantagens competitivas e se ater às mudanças internas e externas para sobreviverem e crescerem. As instituições públicas enfrentam uma crescente demanda por produtos e serviços de excelência, ao mesmo tempo em que buscam incessantemente reduzir custos. Isso implica no desafio de entender as necessidades da sociedade e responder a elas através de políticas públicas eficazes, bem como na entrega de produtos e serviços provenientes de processos eficientes. O que é Processo? Processo é “qualquer conjunto de atividades que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo” (Harrington, 1993). A ABPMP (2009) apresentou o seguinte conceito para processo: […] um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir […]
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