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Definindo o conhecimento organizacional A palavra conhecimento tem origem no latim COGNOSCERE, que significa “conhecer, saber”. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6) Sobre este conceito, Alvarenga Neto (2005, p. 34) acrescenta que o “conhecimento representa a soma das experiências de uma pessoa e/ou organização”. Davenport e Prusak (1998), dentre outros autores, definem ainda que o conhecimento é derivado dos conceitos de dado e informação. Segundo Davenport e Prusak (1998, p.2), dado é o “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos”, sendo assim resume-se na descrição de algo ou de algum evento, que não têm significância em si e, portanto, não possuem relevância. Porém, os dados são pontos de partida para gerarem a informação. As informações, por sua vez, “são dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). Desta forma, a interpretação é que dá significância ao dado, gerando informações. E conhecimento, segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), “pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Com relação a este encadeamento de conceitos, Tuomi (1999 ) relata que […] normalmente tratam-se esses conceitos em um sentido hierárquico, em que os dados são simples […]

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