Filtros
Disciplina
Assunto
Banca
Cargo
Concurso
Ano
Nível
Dificuldade
Tipo de Questão
Filtrar
Somente assinantes podem registrar seu desempenho. Experimente Agora.

1245 questões encontradas

Questões por página:
10330
ANO:2021 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CEGESP

Observe o artigo abaixo, intitulado “Cadeia de custódia da prova digital à luz da lei 13.964/19 (Lei Anticrime)”, publicado pelo UOL e de autoria de Lorenzo Parodi: “A cadeia de custódia pode ser definida como o conjunto de procedimentos documentados que registram a origem, identificação, coleta, custódia, controle, transferência, análise e eventual descarte de evidências.

O conceito de preservação da cadeia de custódia no processo penal, diz respeito à garantia de integridade e, por consequência, credibilidade e prestabilidade da prova, mas, também, ao exercício do contraditório pelas partes que devem ter acesso a una (sic) prova certamente íntegra, sem esquecer o Juiz, que é o destinatário da prova.

A atenção à cadeia de custódia no processo penal é comum e crescente em muitos países. Da mesma forma, no Brasil, a preservação da cadeia de custódia e a necessidade de considerar imprestável a prova quando sua cadeia de custódia tiver sido quebrada, por se tratar, nesse caso, de prova de integridade duvidosa, pois contaminada até pela simples possibilidade de adulteração, foram objeto de importantes estudos jurídicos cujas teses foram acolhidas, em muitos casos, pelas cortes brasileiras e acabaram formando jurisprudência.

Destacam-se, neste sentido, os brilhantes e profundos estudos e obras do preclaro professor Geraldo Prado, certamente o pioneiro no Brasil das teses envolvendo cadeia de custódia.

Finalmente, com o advento da lei 13.964/19 (Lei Anticrime), e a consequente introdução no CPP dos arts. 158-A até 158-F, apareceu a primeira formal e legal definição de cadeia de custódia e o reconhecimento de sua relevância.

De acordo com a mencionada lei, a cadeia de custódia das evidências (ou vestígios) compreende, resumidamente, os seguintes procedimentos ou etapas:

  1. –  Reconhecimento: ato de distinguir um elemento como de potencial interesse para a produção da prova pericial;
  2. –   Isolamento: ato de evitar que se altere o estado das coisas;
  3. –  Fixação: descrição detalhada do vestígio conforme se encontra no local de crime ou no corpo de delito;
  4. –  Coleta: ato de recolher o vestígio, respeitando suas características e natureza;
  5. –  Acondicionamento: procedimento por meio do qual cada vestígio coletado é embalado de forma individualizada, com anotação da data, hora e nome de quem realizou a coleta;
  6. – Transporte: ato de transferir o vestígio de um local para o outro, utilizando as condições adequadas, de modo a garantir a manutenção de suas características originais, bem como o controle de sua posse;
  7. – Recebimento: ato formal de transferência da posse do vestígio, que deve ser documentado;
  8. – Processamento: exame pericial em si, manipulação do vestígio de acordo com a metodologia adequada;
  9. – Armazenamento: procedimento referente à guarda, em condições adequadas, do material a ser processado, guardado para realização de contra perícia, descartado ou transportado;
  10. Descarte: procedimento referente à liberação do vestígio, mediante autorização judicial. Importante, também, destacar que, de acordo com o art. 158-A, § 2º, instituído pela supracitada Lei Anticrime, “O agente público que reconhecer um elemento como de potencial interesse para a produção da prova pericial fica responsável por sua preservação. ”

É importante observar que a lei 13.964/2019, após uma definição introdutiva geral do conceito de cadeia de custódia, foca sobretudo nos procedimentos a serem aplicados para o caso de evidências físicas e materiais, tratando de questões como sua descrição e posição no local do crime, sua coleta e acondicionamento de acordo com as características físicas, químicas e biológicas etc. […] (Disponível em:<https://www.conjur.com.br/2020-jun- 18/lorenzo-parodi-cadeia-custodia-prova- digital#:~:text=A%20cadeia%20de%20cust%C3%B3dia%20pode,e%20eventual%20descart e%20de%20evid%C3%AAncias.&text=A%20aten%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20cad eia%20de,e%20crescente%20em%20muitos%20pa%C3%ADses.>).

Considerando o texto acima marque a alternativa CORRETA:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10328
ANO:2021 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CEGESP

Considerando apenas o contido no Código Penal Comum, marque a alternativa CORRETA:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10326
ANO:2021 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CEGESP

Observada a Lei Federal n. 12.850/2013 (define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal) e a Lei n. 13.869/2019 (dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade), relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, de cima para baixo:

PRIMEIRA COLUNA

1- Ação permitida nos termos da Lei 12.850/2013.

2- Tipo penal previsto na Lei 12.850/2013.

3- Abuso de autoridade nos termos da Lei 13.869/2019.

4- Fato não se submete a Lei 12.850/2013 nem a Lei 13.869/2019.

SEGUNDA COLUNA

( ) Utilizar-se de cargo ou função pública ou invocar a condição de agente público para se eximir de obrigação legal ou para obter vantagem ou privilégio indevido.

( )Deixar de identificar-se ou identificar-se falsamente ao preso por ocasião de sua captura ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão.

( ) Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.

( ) Recusar ou omitir dados cadastrais, registros, documentos e informações requisitadas pelo juiz, Ministério Público ou delegado de polícia, no curso de investigação ou do processo.

 

Em seguida marque a alternativa CORRETA

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10324
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

As informações dos órgãos e entidades públicas cuja divulgação ou acesso irrestrito possam pôr em risco a defesa e a soberania nacional, oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do país ou causar outros danos ou prejuízos a segurança da sociedade ou do Estado são consideradas imprescindíveis, portanto, são passíveis de classificação. De acordo com a Lei 12.527/2011 – Lei de acesso à informação, marque a alternativa INCORRETA.

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10322
ANO: 2022/ BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

Em conformidade com o Decreto-Lei nº 4.657, 04/09/1942, Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correspondente.

  1. As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de von- tade, não terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a or- dem pública e os bons costumes.
  2. Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de seu nascimento.
  3. Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada, contudo, se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.
  4. Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de forma concreta, de acordo com a hermenêutica, a doutrina, a equidade e os princípios gerais do direito.

Estão CORRETAS as assertivas:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10320
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

De acordo com a Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021, que trata das licitações e contratos administrativos, há uma modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos. O nome desta nova modalidade de licitação É:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10318
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

 Em conformidade com a Lei Federal nº 13.869, de 15/09/2019 que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correspondente.

  1. A suspensão do exercício do cargo, da função ou do mandato eletivo, pelo período de uma legislatura, constitui pena restritiva de direito previstas na lei de abuso de autoridade.
  2. Constitui crime previsto na Lei 13.869/2019, antecipar o responsável pelas investi- gações, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação.
  3. Não configura abuso de autoridade a divergência na interpretação de lei ou a avali – ação de fatos quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de benefi- ciar terceiro.
  4. A ação privada subsidiária será exercida no prazo de 6 (seis) meses, contado da data em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia.
  5. As penas previstas na lei de abuso de autoridade serão aplicadas independente- mente das sanções de natureza civil ou administrativa cabíveis.

Estão CORRETAS as assertivas:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10314
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

NÃO corresponde a um dos meios de obtenção de prova previstos na Lei n° 12.850/2013:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10312
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

Conforme preceituado no Art. 10 da Lei n° 10.826/2003, a autorização para porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o território nacional, é de competência da Polícia Federal e somente será concedida após autorização do SINARM. A autorização prevista neste artigo poderá ser concedida com eficácia temporária e territorial limitada, nos termos de atos regulamentares, e dependerá de o requerente:

  1. Demonstrar sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça a sua integridade física.
  2. Apresentar documentação de propriedade de arma de fogo, bem como seu devido registro no órgão competente.
  3. Apresentar declaração justificando o excepcional interesse pelo porte de arma de fogo, na forma regulamentada por esta lei.
  4. Comprovação de capacidade técnica e de aptidão física para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta lei.

Estão CORRETAS as assertivas:

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.
10310
ANO: 2022 / BANCA:CRS/ ÓRGÃO: PMMG/ PROVA:CESP

De acordo com a Lei nº 8.429, 02/06/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede.

( ) Estão sujeitos às sanções da Lei nº 8.429/92, os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de entes públicos ou governamentais.

(  ) As sanções previstas no artigo 12 da lei 8.429/92, poderão ser executadas antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

( ) Os atos de improbidade Administrativa são as condutas tipificadas em quatro espécies  ou  grupos:  a)  os  que  causam  enriquecimento  ilícito; b) os que causam prejuízo ao erário público; c) os que atentam contra os princípios da Administração Pública e d) os decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário.

( ) As disposições da Lei nº 8.429/92 são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.

( ) Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos deverá representar ao Tribunal de Contas do ente federativo competente, para as providências necessárias.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.

Para visualizar as alternativas e resolver as questões, faça login ou assine clicando aqui.